05 novembro 2010

Os realizadores #1 LUIS GARCÍA BERLANGA

Realizador espanhol, nascido em Valência a 12 de Junho de 1921 foi conhecido por fazer oposição ao ditador espanhol Francisco Franco. Os seus trabalhos transmitem uma crítica social e política daquela época.

A partir de 1951, nos seus primeiros filmes, passou a adoptar um estilo neo-realista como se pode ver em "Bienvenido, Mister Marshall', co-realizado por Juan-Antonio Barden. Esse estilo foi confirmado mais tarde em "Placido", 1961, filme nomeado para os Óscares e repetido no premiado "El Verdugo", em 1963.

Os personagens criados por Garcia eram desajustados sociais que sonhavam melhorar de vida, mas acabavam sempre frustrados. Exemplo disso é o filme "El Verdugo", onde o herói do filme precisa asfixiar um preso político para garantir a posse do apartamento em que mora e que acompanha o seu emprego de carrasco.

Os trabalhos de Berlanga nunca eram censurados e, nos anos sessenta, ele desenvolveu uma tendência erótica, como mostra em "Life Size", de 1977. No filme, um homem era obcecado por uma boneca insuflável. Nessa época, o realizador editou uma colecção erótica. Em 1985, fez "La Vaquilla", uma comédia sobre a tourada, passada em plena guerra civil espanhola que foi um sucesso de bilheteira absoluto em Espanha.. 


Sem comentários:

Enviar um comentário