09 novembro 2010

Os realizadores #5 ALEJANDRO AMENÁBAR

Alejandro Amenábar nasceu a 31 de Março de 1972 em Santiago do Chile. Filho de mãe espanhola e pai chileno, viveu no Chile apenas até completar um ano de idade, altura em que a sua família se mudou para a Espanha, devido aos conflitos políticos que ocorriam no Chile naquela época.

Radicado na Espanha desde 1973, é considerado por muitos como sendo espanhol, embora tenha a dupla-nacionalidade espanhola e chilena. Em 1990, aos 18 anos, ingressou na Universidade de Madrid, onde iniciou o estudo do cinema, sua grande paixão desde pequeno.

Quando tinha apenas 19 anos, produziu a sua primeira curta-metragem, La Cabeza (1991), e no ano seguinte, dirigiu, escreveu, representou e compôs a música de Himenóptero (1992) outra curta-metragem. Ambas as produções ganharam prémios em festivais de Espanha.

Em 1996, realizou a sua primeira longa-metragem: Tesis, e desde então tem realizado e produzido com sucesso diversos filmes, muitos deles premiados em festivais espanhóis e internacionais.

Em 2001, Amenábar realizou o seu primeiro filme falado em inglês, The Others, um thriller passado no final da Segunda Guerra Mundial, que conta a história de Grace (interpretada por Nicole Kidman), uma rígida mãe de um casal de crianças que sofrem de uma doença rara, que as impede de sair à luz do dia. Este filme recebeu óptimas críticas e foi premiado em vários festivais de cinema.

Em 2004, Amenábar dirigiu o filme Mar Adentro, que lhe rendeu vários prémios, entre eles o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário