09 novembro 2010

Os realizadores #4 JULIO MEDEM

Julio Medem Lafont nasceu em San Sebastián a 21 de Outubro de 1958. No seu sangue misturam-se quatro procedências; da parte dos seus avós paternos, a Alemanha e Valência e por parte dos maternos, o País Basco e a França. Passou parte da sua infância na sua cidade natal, tendo-se mudado com a sua família para Madrid, onde estudou no Colégio de El Pilar.
A sua paixão pelo cinema nasceu devido à câmara super 8 com a qual o seu pai filmava a vida da família. Licenciou-se em Medicina e Cirugia pela Universidade do País Basco. Novamente em San Sebastian, entrou no mundo do cinema profissional através da crítica no La Voz de Euskadi, enquanto continuava a rodar curta-metragens e prosseguia a sua aprendizagem como autodidata escrevendo guiões que sonhava um dia converter em longa-metragens. 

Julio trabalhou como ajudante de direcção, edição e argumentista, tendo-se dedicado totalmente ao cinema. Em 1988 fez a media-metragem, "Martín". A sua primeira Longa-metragem foi "Vacas" (1992), com a qual ganhou o Goya para a melhor realização revelação, para além de diversos galardões nos festivais de Tóquio, Turim e Alexandria.

Foi a partir deste trabalho que Julio Medem começou a sobressair como um dos realizadores mais originais e interessantes, não só do cinema espanhol, como também do cinema europeu. A sua segunda longa-metragem, foi "La ardilla roja" (1993), à qual se seguiu "Tierra" (1996). No ano seguinte criou Alicia Produce S.L., a sua produtora de cinema com a qual realizou alguns dos seus trabalhos. Em 1998, com "Los amantes del Círculo Polar", seleccionado para competir pelo Leão de Ouro de Valência, o realizador obteve o reconhecimento do público e consolidou-se como um dos grandes Realizadores do cinema espanhol. 

O seu quinto filme foi "Lucía y el sexo" (2001), seguido de "Caótica Ana" (2006) que apesar de ter sido uma grande aposta pessoal do realizador, não foi bem recebido pela crítica nem pelo público. Mais tarde, regressou com o seu séptimo filme de ficção "Room in Rome" (2009), totalmente falado em Inglês. Júlio Medem, realizou ainda o documentário "La Pelota Vasca" (2003) e outras curta-metragens.

Sem comentários:

Enviar um comentário